Publicidade
A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira (16) indica uma mudança relevante nas prioridades do eleitor brasileiro às vésperas do ciclo eleitoral de 2026. Segundo o levantamento, os problemas sociais passaram a ocupar o primeiro lugar entre as maiores preocupações da população, superando temas como economia e corrupção.
Os dados mostram que questões ligadas à área social, como pobreza, desigualdade, acesso a serviços públicos e segurança social, ganharam centralidade na percepção do eleitorado.
O avanço desse tema ocorre em paralelo a uma perda relativa de peso da economia, que vinha dominando as preocupações nos últimos meses, especialmente durante o período de inflação elevada e instabilidade no mercado de trabalho.
Continua depois da publicidade

Quaest: Grupo que defende que Lula deve disputar 2026 cresce ao maior nível em 1 ano
Maioria ainda considera que o presidente não deve se candidatar, mas fatia que apoia um novo mandato saltou para 43%, maior patamar desde dezembro de 2024

Quaest mostra eleitor ainda em espera: 65% estão indecisos na disputa por 2026
Patamar supera o registrado em 2021, antes da eleição presidencial passada, e indica cenário ainda aberto
A corrupção, que foi um dos principais motores do debate político na década passada e teve papel central nas eleições de 2018, também aparece atrás das questões sociais no ranking atual de preocupações.
Esse movimento dialoga com outros indicadores captados pela pesquisa. Houve redução do percentual de eleitores que avaliam que a economia piorou e aumento da parcela que considera estar mais fácil conseguir emprego, o que pode ter contribuído para a perda de protagonismo do tema econômico e aberto espaço para demandas sociais mais amplas.
A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 eleitores em todo o país entre os dias 11 e 14 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.