Eleições 2022

Quem vocifera não aceitar resultado da eleição defende interesse próprio, diz Fachin

Defesa enfática da segurança das urnas eletrônicas foi um recado claro ao presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro

Por  Reuters -

BRASÍLIA (Reuters) – O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, afirmou nesta segunda-feira que quem ameaça não aceitar o resultado das eleições caso não seja vencedor age dessa forma em interesse próprio para desviar do fato de não ter sido votado pela maioria dos eleitores.

Fachin não citou nomes, mas sua defesa enfática da segurança das urnas eletrônicas foi um recado claro ao presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), que vem colocando a segurança do sistema eleitoral em dúvida, sem apresentar provas, e que já disse que só aceitará o resultado de eleições que considerar limpas.

“Quem, portanto, vocifera não aceitar resultado diverso da vitória não está defendendo auditoria das urnas eletrônicas e do processo de votação, está defendendo apenas o interesse próprio de não ser responsabilizado pelas inerentes condutas ou pela inaptidão de ser votado pela maioria da população brasileira”, disse o magistrado em discurso de retomada dos trabalhos na corte eleitoral no segundo semestre.

Fachin disse ainda que desqualificar a segurança das urnas eletrônicas tem o objetivo de tirar dos eleitores seu direito de votar e escolher seus representantes.

O presidente do TSE chegou a dedicar parte de seu discurso diretamente aos eleitores, pedindo que não cedam a discursos que tenham a intenção de espalhar notícias falsas e violência.

Planeje seus gastos
Baixe de graça a planilha de controle financeiro com todos os cálculos para monitorar seus gastos mensais e veja um resumo sobre a evolução do seu orçamento ao longo do ano:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.
Compartilhe