Quem é Abraham Weintraub, o novo ministro da Educação de Bolsonaro

Economista estava atuando como secretário-executivo da Casa Civil e tem relação próxima com o ministro Onyx Lorenzoni

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Após muitas idas e vindas, o presidente Jair Bolsonaro confirmou a demissão de Ricardo Vélez Rodríguez do Ministério da Educação, colocando no cargo o economista Abraham Weintraub, que até então era secretário-executivo da Casa Civil, sendo considerado o “número 2” da pasta comandada por Onyx Lorenzoni.

Professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Weintraub é formado em economia pela USP (Universidade de São Paulo) e mestre em administração pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

Fez longa carreira na iniciativa privada, trabalhando 18 anos no Banco Votorantim, onde foi de office-boy a economista-chefe. Após ser demitido da instituição ele foi trabalhar na Quest Corretora, para em seguida passar a atuar como professor de Ciências Contábeis na Unifesp.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Junto com seu irmão, Arthur, fundaram o Centro de Estudos em Seguridade, que presta consultoria a empresas e publica uma revista sobre Previdência, assunto em que os dois são especialistas.

Os dois se tornaram próximos de Lorenzoni após conhecerem o ministro em um seminário internacional sobre Previdência realizado, em 2017, no Congresso Nacional. Foi desta relação que Arthur e Abraham conheceram o presidente Jair Bolsonaro.

Weintraub atuou na equipe do governo de transição junto com o irmão, sendo responsável pela área de Previdência. Abraham é entusiasta e tem diversos estudos do sistema de capitalização, que agora faz parte da proposta da reforma da Previdência proposta pelo atual governo.

Continua depois da publicidade

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.