Publicidade
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta quinta-feira aqueles que apostam no fortalecimento do dólar contra o real e chamou de “cretinos” quem associou a aceleração da alta da moeda norte-americana na véspera a declarações dele sobre a área fiscal.
“Quem apostar no fortalecimento do dólar ante o real vai quebrar a cara”, disse Lula em discurso durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o “Conselhão”.
“Quem apostar em derivativo vai perder dinheiro nesse país”, acrescentou.
Continua depois da publicidade
Na quarta-feira, o dólar superou a barreira dos 5,50 reais, com a cotação de fechamento atingindo o maior valor em dois anos e meio, após declarações de Lula ao portal UOL demonstrando resistência a realizar cortes de gastos, dando preferência ao ajuste fiscal pelo lado da receita — algo que vêm sendo criticado por economistas do mercado.
O movimento da moeda norte-americana na véspera também foi favorecido pelo avanço firme do dólar no exterior.
“Os cretinos não perceberam que o dólar tinha subido 15 minutos antes de eu dar a entrevista”, disse Lula, ao criticar o que chamou de “a manchete de alguns comentaristas” que faziam a associação do movimento do mercado com suas falas.
Continua depois da publicidade
Mais tarde nesta quinta-feira, em entrevista à rádio Itatiaia, Lula voltou a negar que tenha tido responsabilidade pela alta do dólar. “Que o dólar subiu, subiu, mas não foi por causa da minha entrevista”, afirmou.
Dólar hoje vira para alta com atenção a falas de Lula e Campos Neto
Na quarta-feira o dólar à vista encerrou o dia cotado a R$ 5,519 na venda, em alta de 1,18%, no maior valor de fechamento desde 18 de janeiro de 2022
Em 30 anos, dólar chegou a valer menos de R$ 1 e bateu “recorde” em 2002; relembre
Gráficos mostram como as flutuações da moeda americana desde o início do Plano Real influenciaram poder de compra do brasileiro
Diversifique investindo no Brasil e no exterior usando o mesmo App com o Investimento Global XP