“Quando a presidente diz que o mundo mudou, não é uma desculpa”, diz Joaquim Levy

Ministro da Fazenda disse ainda que "ninguém está querendo downgrade do Brasil" e defendeu que como, regra, está mantendo a transparência

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Em evento na ACSP (Associação Comercial do Estado de São Paulo) nesta segunda-feira (16) com empresários, o ministro da Fazenda Joaquim Levy falou sobre os movimentos de ajuste fiscal e a desaceleração do crescimento econômico no Brasil. 

Segundo Levy, a desvalorização das commodities e ajustes no dólar são decorrentes do fim de políticas anticíclicas nos Estados Unidos e na China. De acordo com o ministro, a presidente Dilma Rousseff está “absolutamente tranquila e confortável em relação às medidas que estão sendo adotadas”. Vale ressaltar que o ministro Levy nunca mencionou tantas vezes, como fez hoje, o nome da presidente Dilma Rousseff nos seus discursos anteriores. ” É claro que algumas medidas têm de ser consultadas ao maior sócio do governo, que é o Congresso”, disse. 

O ministro também aproveitou para defender a presidente ao afirmar que “quando a presidente (Dilma) diz que o mundo mudou, não é uma desculpa” e que os “nossos parceiros já estão em outra”.  “Não que seja culpa do mundo, mas o mundo mudou”, afirmou. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo ele, a China está cuidadosamente retirando os estímulos, enquanto os EUA faz política de contração fiscal desde 2012.

Ele disse ainda que “ninguém está querendo downgrade do Brasil” e defendeu que como, regra, está mantendo a transparência, destacando que o diálogo que é importante nesta hora. 

Levy defendeu a implementação de um “ajuste rápido” como forma de assegurar melhor desempenho da economia brasileira, dizendo que é preciso evitar cenários marcados por downgrade, crise cambial e inflação realmente alta. Segundo o ministro, as concessões serão retomadas em condições que permitam maior participação do capital privado.

Continua depois da publicidade

O ministro disse que o governo está praticando realismo de preços e exercendo “grande disciplina” como forma de sustentar o ajuste fiscal. “O governo está fazendo sua parte. O governo não criou novos impostos e está usando de grande disciplina fiscal”.

(Com Reuters e Agência Estado) 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.