Quaest: Maioria vê tentativa de golpe de Bolsonaro e rejeita impeachment de Moraes

Levantamento mostra avanço na percepção da população de que houve tentativa de golpe e que Bolsonaro teve participação, ao mesmo tempo em que mais pessoas veem o processo contra o ex-presidente como imparcial

Paulo Barros

Ativos mencionados na matéria

Publicidade

Nova rodada da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (17) mostra crescimento da percepção de que Jair Bolsonaro (PL) teve participação no plano de tentativa de golpe de Estado. O levantamento é o primeiro realizado após o início do julgamento dos acusados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que terminou com a condenação de generais e do ex-presidente.

Segundo a pesquisa, 55% dos entrevistados acreditam que houve tentativa de golpe no Brasil, e 54% atribuem envolvimento ao ex-presidente. Esse percentual vem subindo gradualmente desde dezembro de 2024.

(Fonte: Pesquisa Genial/Quaest)

Também aumentou a percepção de que o processo contra Bolsonaro não teve parcialidade. O levantamento aponta que 42% consideram o indiciamento de Bolsonaro imparcial (36% em agosto), enquanto 47% apontam perseguição (eram 52%).

(Fonte: Pesquisa Genial/Quaest)

A rejeição ao impeachment do ministro Alexandre de Moraes avançou. A proporção dos que se dizem contrários subiu de 43% para 52% desde agosto, enquanto o apoio caiu de 46% para 36%. A mudança mais expressiva ocorreu entre os que antes não se posicionavam: 56% agora rejeitam a medida, contra 44% no mês anterior.

(Fonte: Pesquisa Genial/Quaest)

Já a dosimetria da pena aplicada a Bolsonaro é alvo de críticas. Para quase metade dos entrevistados, a sentença foi mais dura do que deveria. Ainda assim, medidas como prisão domiciliar, uso de tornozeleira eletrônica e a inelegibilidade receberam apoio majoritário.

A pesquisa foi feita entre os dias 12 e 14 de setembro, com 2.004 entrevistas presenciais em todas as regiões do país. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Continua depois da publicidade

Veja os principais números da pesquisa sobre o julgamento e o STF:

Paulo Barros

Jornalista, editor de Hard News no InfoMoney. Escreve principalmente sobre economia e investimentos, além de internacional (correspondente baseado em Lisboa)