Quaest: desaprovação a Lula supera 60% em SP, RJ e MG; aprovação desaba em PE e BA

Pesquisa aponta crescimento da rejeição ao presidente

Paulo Barros

Publicidade

A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (26), revela que a desaprovação ao governo Lula (PT) ultrapassou os 60% em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, três dos maiores colégios eleitorais do país. Além disso, pela primeira vez, a desaprovação do presidente superou numericamente a aprovação na Bahia e em Pernambuco, estados onde ele venceu as eleições em 2022.

O levantamento foi realizado entre os dias 19 e 23 de fevereiro em oito estados que representam 62% do eleitorado brasileiro: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Aprovação em queda

Sudeste

Continua depois da publicidade

Em São Paulo, 69% dos eleitores desaprovam o governo Lula, um aumento de 14 pontos percentuais em relação a dezembro de 2024, quando a desaprovação era de 55%. A aprovação caiu de 43% para 29% no período.

No Rio de Janeiro, a Quaest pesquisou a avaliação do governo pela primeira vez, e os resultados indicam que 64% dos eleitores reprovam a gestão do presidente, contra 35% que aprovam.

Em Minas Gerais, outro estado decisivo em eleições presidenciais, 63% dos eleitores desaprovam o governo Lula, um aumento expressivo de 16 pontos percentuais em relação a dezembro de 2024. A aprovação caiu de 52% para 35%, uma queda de 17 pontos.

Continua depois da publicidade

(Fonte: Reprodução/Genial/Quaest)

Sul e Centro-Oeste

Nos estados do Sul e Centro-Oeste, a rejeição ao petista também cresceu:

Nordeste

Continua depois da publicidade

No Nordeste, a queda da aprovação de Lula foi significativa, especialmente na Bahia e em Pernambuco, onde pela primeira vez a desaprovação superou a aprovação:

Economia e inflação

Para Felipe Nunes, diretor da Quaest, chama atenção o fato de que a população mostra a percepção de que a economia piorou mesmo com o crescimento de 3,5% do PIB em 2024. Segundo ele, o resultado parece ser explicado pela quase unanimidade na percepção de aumento no preço dos alimentos nos 8 estados pesquisados.

(Fonte: Reprodução/Genial/Quaest)

Cenário para 2026

Em cenários para as eleições de 2026, a pesquisa também mostrou fragilidade de Lula. A sondagem aponta que o presidente perderia para Jair Bolsonaro (PL) em um cenário de segundo turno em seis dos oito estados analisados. Já Tarcísio de Freitas (Republicanos) venceria em cinco estados.

Paulo Barros

Jornalista, editor de Hard News no InfoMoney. Escreve principalmente sobre economia e investimentos, além de internacional (correspondente baseado em Lisboa)