PT, PSDB e PMDB têm aprovação de menos de 20% dos brasileiros, mostra Datafolha

Entre os entrevistados que optaram pelo meio termo, o PT também foi o com menor avaliação: 34% contra 49% de tucanos e peemedebistas

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – Os três principais partidos políticos brasileiros estão vivendo momentos difíceis quanto à credibilidade com relação aos seus eleitores. Nesta sexta-feira (26), o Datafolha divulgou uma pesquisa que mostra que PT, PSDB e PMDB estão abaixo do nível de 20% na avaliação “muito prestígio” pelos brasileiros.

Leia mais: Não é só PT e PSDB: “sistema inteiro está em crise e precisa mudar”, diz pesquisadora

Segundo o estudo, o partido de Lula e Dilma é o que concentra a maior rejeição, com 38% dos entrevistados alegando que a sigla não tem nenhum prestígio, contra um empate técnico entre tucanos e peemedebistas pela segunda posição, com 21%. Do lado positivo, há um empate técnico entre os três partidos: PT, PMDB e PSDB têm “muito prestígio” para, respectivamente, 20%, 18% e 17% dos brasileiros.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Entre os entrevistados que optaram pelo meio termo, o PT também foi o com menor avaliação: 34% contra 49% dos outros dois. No limite das possibilidades de empate técnico com o PMDB, o partido contou com o menor percentual de entrevistados indecisos.

O instituto ouviu 2.840 pessoas em 174 municípios nos dias 17 e 18 de junho. A margem de erro máxima é de dois pontos para mais ou para menos. Confira os detalhes do resultado na tabela abaixo.

Partido Muito prestígio Um pouco de prestígio Nenhum prestígio Não sabe
PT 20% 34% 38% 8%
PMDB 18% 49% 21% 12%
PSDB 17% 49% 21% 13%

Fonte: Datafolha

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.