Juntos, no limbo

PT, PSDB e PMDB têm aprovação de menos de 20% dos brasileiros, mostra Datafolha

Entre os entrevistados que optaram pelo meio termo, o PT também foi o com menor avaliação: 34% contra 49% de tucanos e peemedebistas

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Os três principais partidos políticos brasileiros estão vivendo momentos difíceis quanto à credibilidade com relação aos seus eleitores. Nesta sexta-feira (26), o Datafolha divulgou uma pesquisa que mostra que PT, PSDB e PMDB estão abaixo do nível de 20% na avaliação “muito prestígio” pelos brasileiros.

Leia mais: Não é só PT e PSDB: “sistema inteiro está em crise e precisa mudar”, diz pesquisadora

Segundo o estudo, o partido de Lula e Dilma é o que concentra a maior rejeição, com 38% dos entrevistados alegando que a sigla não tem nenhum prestígio, contra um empate técnico entre tucanos e peemedebistas pela segunda posição, com 21%. Do lado positivo, há um empate técnico entre os três partidos: PT, PMDB e PSDB têm “muito prestígio” para, respectivamente, 20%, 18% e 17% dos brasileiros.

PUBLICIDADE

Entre os entrevistados que optaram pelo meio termo, o PT também foi o com menor avaliação: 34% contra 49% dos outros dois. No limite das possibilidades de empate técnico com o PMDB, o partido contou com o menor percentual de entrevistados indecisos.

O instituto ouviu 2.840 pessoas em 174 municípios nos dias 17 e 18 de junho. A margem de erro máxima é de dois pontos para mais ou para menos. Confira os detalhes do resultado na tabela abaixo.

PartidoMuito prestígioUm pouco de prestígioNenhum prestígioNão sabe
PT20%34%38%8%
PMDB18%49%21%12%
PSDB17%49%21%13%

Fonte: Datafolha