PT não quer perder participação no novo governo de Lula

Deputados do partido pretendem evitar aumento da participação do PMDB, que tenta conseguir mais cargos

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Acirrando as discussões sobre a composição do novo governo do presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva, integrantes do PT declararam que gostariam de ampliar seu espaço político.

O próprio presidente já havia firmado a intenção de utilizar os cargos do governo para fazer alianças políticas com outros partidos, durante entrevista após a Conferencia Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, na quarta-feira.

Os deputados do PT não pretendem abrir mão do espaço conquistado no último mandato, conforme foi discutido em reunião nesta quinta-feira. A intenção é evitar a ameaça do PMDB, que está reivindicando uma maior participação no primeiro escalão.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Briga por cargos

O Partido dos Trabalhadores ainda disputa a presidência da Câmara, cargo atualmente ocupado por Aldo Rebelo (PC do B) e visto como posição essencial para facilitar o diálogo entre o presidente e o PT.

No entanto, segundo a tradição da proporcionalidade, o partido com a maioria dos deputados indica o presidente da Câmara. Neste mandato, a maior bancada ainda pertence ao PMDB.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.