PT lançará candidatura de Lula à Presidência já no início de 2017, diz Estadão

A publicação aponta que a estratégia tem dois objetivos: aproveitar politicamente a baixa popularidade do governo Michel Temer e reforçar a defesa jurídica de Lula, réu em cinco processos penais

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, o PT deve lançar a pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República ainda no primeiro semestre do ano que vem, entre fevereiro e abril. O jornal destaca que a informação vem de integrantes da direção petista e do Instituto Lula.

A publicação aponta que a estratégia tem dois objetivos: aproveitar politicamente a baixa popularidade do governo Michel Temer e reforçar a defesa jurídica de Lula, réu em cinco processos penais.

Lula e o PT defendem formalmente a antecipação da eleição presidencial em caso de cassação da chapa Dilma Rousseff-Temer pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Parte dos líderes petistas defende o lançamento da candidatura logo no começo do ano, em fevereiro, para se antecipar a possíveis condenações na Justiça que possam barrar sua candidatura ou até levar o ex-presidente à prisão em 2017. Uma pré-candidatura de Lula reforçaria o discurso do PT, que acusa a Operação Lava Jato de querer criminalizar as ações do petista. Assim, ao se colocar publicamente como candidato, o ex-presidente poderia se blindar parcialmente da força-tarefa em Curitiba. Seria então mais fácil difundir a tese de que está em curso uma tentativa de interditar judicialmente a possibilidade de Lula disputar um terceiro mandato no Planalto. O bom desempenho do petista nas pesquisas de opinião reforçaria a estratégia, aponta o jornal. 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

 Em conversas privadas Lula já concordou com a estratégia, afirma o jornal. A única dúvida é em relação ao momento de anunciar a candidatura. A ideia seria esperar que o governo de Michel Temer, com dificuldades de apresentar resultados a curto prazo na economia e com uma agenda impopular de ajustes, chegue ao “fundo do poço” para, só então, Lula ressurgir com um discurso de contraste.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.