RADAR INFOMONEY Petrobras vai se transformar na nova máquina de dividendos da Bolsa? Assista ao programa desta 6ª

Petrobras vai se transformar na nova máquina de dividendos da Bolsa? Assista ao programa desta 6ª

Eleições 2018

PT ganha aliado improvável para tentar desidratar Ciro Gomes

Conforme pontua a coluna Painel do jornal Folha de S.Paulo, o presidente Michel Temer passou a se engajar pessoalmente para minar as chances de um acordo entre o pedetista e partidos como PP, DEM, PRB e Solidariedade

SÃO PAULO – A ofensiva do ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) para atrair aliados do chamado “blocão” nessas eleições colocou o presidente Michel Temer e o PT militando por uma mesma causa: evitar a construção de uma coligação ampla encabeçada pelo pedetista.

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Conforme pontua a coluna Painel do jornal Folha de S.Paulo nesta quinta-feira (12), Temer passou a se engajar pessoalmente para minar as chances de um acordo entre o pedetista e partidos como PP, DEM, PRB e Solidariedade. Os interesses são diversos, mas na prática convergem com a estratégia do PT de reduzir a viabilidade eleitoral do ex-ministro do governo Lula.

Na avaliação de que haveria uma vaga para o segundo turno a um candidato de esquerda, um nome lançado pelo PT disputaria votos com Ciro. Embora a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja tida como improvável, em função da Lei da Ficha Limpa, acredita-se que o líder petista terá importante poder de transferir votos a um herdeiro político.

Do lado de Temer, a ideia é desidratar a candidatura de um político que tem polarizado discurso com o MDB. Tem se tornado comuns declarações de Ciro na imprensa acusando o partido de “quadrilheiro”.

Em meio a essa sucessão de episódios e a percepção de que o pedetista pode perder força no momento em que o PT entrar em campo com uma candidatura definitiva, os partidos do “blocão” deram um passo atrás. Geraldo Alckmin agradece.

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear