PT e PSB caminham para acordo em eleição; Ciro Gomes corre risco de isolamento

Pelo acordo, o PT deverá retirar a candidatura de Marília Arraes ao governo de Pernambuco, facilitando o caminho de Paulo Câmara à reeleição pelo governo do Estado

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – Após idas e vindas, os presidentes do PT, Gleisi Hofmann, e PSB, Carlos Siqueira, estão perto de anunciar um acordo para a corrida presidencial. Conforme noticia a jornalista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo, os socialistas devem ficar neutros na disputa, negando apoio a Ciro Gomes (PDT), que hoje disputa eleitorado na esquerda com os petistas. O anúncio pode ocorrer ainda nesta quarta-feira (1).

Pelo acordo, o PT deverá retirar a candidatura de Marília Arraes ao governo de Pernambuco, facilitando o caminho de Paulo Câmara à reeleição pelo governo do Estado. Em troca, o PSB retira a candidatura de Márcio Lacerda ao governo mineiro. As duas legendas devem firmar aliança em 11 estados, sem compromisso formal nacional.

O resultado não é exatamente o que desejava o PT, mas ao menos evita uma aliança entre os socialistas e Ciro Gomes. Se confirmada, esta pode ser mais uma derrota da candidatura do pedetista, preterido pelos partidos do chamado “blocão”, que firmaram aliança com Geraldo Alckmin (PSDB).

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.