Eleições municipais

PT é derrotado em todas as disputas de 2º turno e não emplaca nenhum prefeito no ABC paulista

A disputa mais apertada foi em Santa Maria, onde o candidato petista perdeu por uma diferença de 226 votos

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – O segundo turno, realizado neste domingo (30), consolidou o enfraquecimento do PT nas eleições municipais. Todos os sete candidatos da legenda que foram ao segundo turno no País foram derrotados. 

Em Recife, por exemplo, a única capital na disputa da legenda no segundo turno, João Paulo (PT) ficou com 38,70% dos votos válidos e Geraldo Julio (PSB) foi reeleito com 61,30%. Com isso, o partido teve apenas uma capital, Rio Branco (AC). 

Em Juiz de Fora (MG), Margarida Salomão teve 42,13% dos votos e perdeu para o peemedebista Bruno Siqueira. Já Zé Raimundo perdeu em Vitória da Conquista (BA), enquanto Herzem Gusmão (PMDB) foi eleito prefeito. 

PUBLICIDADE

Em Anápolis (GO), a disputa foi mais apertada e o candidato petista, João Gomes, teve 48,77% dos votos válidos, contra 51,23% do eleito Roberto do Orion (PTB). O pleito mais apertado, contudo, foi em Santa Maria (RS). O candidato Jorge Pozzobom (PSDB) foi eleito com 50,08% dos votos — uma diferença de apenas 226 votos para o adversário, Valdeci Oliveira (PT), que foi escolhido por 49,92% dos eleitores.

No ABC paulista, o candidato petista em Mauá, Donisete Braga, teve 35,53% dos votos e em Santo André, Carlos Grana obteve 21,79% dos votos. Com as derrotas nestas cidades, o PT terminou a eleição sem ganhar em nenhuma das 7 cidades do ABC pela primeira vez em sua história. Além disso, viu o PSDB ganhar em 4 delas, sendo uma São Bernardo do Campo, berço político do ex-presidente Lula.