PT diz ter assinaturas suficientes para que CPI da Petrobras investigue governo FHC

Pedido é baseado em depoimento prestado à Polícia Federal no dia 21 de novembro de 2014 pelo ex-gerente-executivo da Petrobras Pedro Barusco, que diz receber propina desde 1997, destaca Estadão

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Integrantes da base aliada do governo Dilma Rousseff pretendem apresentar na Câmara um pedido para que as investigações da CPI da Petrobras (PETR3;PETR4) se ampliem para o período do governo de Fernando Henrique Cardoso. 

Isso baseado em depoimento prestado à Polícia Federal no dia 21 de novembro de 2014 pelo ex-gerente-executivo da Petrobras Pedro Barusco, que diz receber propina desde 1997. 

“Já está pronto. Temos assinaturas suficientes para estender a CPI da Petrobras para o período de Fernando Henrique. Na instalação da CPI vamos apresentar o pedido do adendo”, afirmou o líder do PT na Câmara, Sibá Machado (AC), ao jornal O Estado de S. Paulo. 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

“Não queremos que essa CPI tome de conta do plenário. A oposição tem que entender que não vai parar o País por conta dessa CPI, não vamos topar. Vamos fazer da CPI o que ela é obrigada a fazer, mas não fazer dela uma contaminação para dentro do plenário”, ressaltou Sibá.

Procurado, o líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), alegou que não há conexão dos fatos investigados pela força tarefa da Lava Jato e o pagamento de propina ocorrido desde 1997 na Petrobras, relatado por Barusco no depoimento.

“Um adendo à CPI é possível única e exclusivamente se evidenciando que são fatos conexos. Evidente que não há conexão, basta a pessoa conhecer o processo. As decisões do Supremo Tribunal Federal são claras, tem que haver conexão. E se o juiz da causa não entendeu que havia conexão, só falta o PT achar que tem”, rebateu o tucano.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.