Conteúdo editorial apoiado por

PSOL pretende mudar o foco da Reforma Tributária com proposta alternativa

"Em vez de tributar a renda dos trabalhadores, seria fundamental tributar o lucro das grandes empresas", disse José Nery

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Em entrevista à Agência Senado, na última quarta-feira (26), o líder do PSOL no Senado, José Nery (PA), afirmou que irá defender uma proposta alternativa de Reforma Tributária.

“Em vez de tributar o consumo e a renda dos trabalhadores, para nós seria fundamental tributar o lucro das grandes empresas, do setor financeiro, das grandes fortunas e acabar com o conjunto de isenções fiscais que privilegiam poderosos interesses econômicos”, sublinhou.

Ele protocolou na Mesa do Senado a proposta de seu partido, composta por quatro projetos de lei e um projeto de lei complementar. Além disso, o senador disse que será apresentada uma proposta de emenda à Constituição, que ainda depende da coleta das 27 assinaturas mínimas necessárias. Proposições idênticas serão protocoladas por representantes do partido na Câmara dos Deputados.

Mudança de foco

A mudança de foco na Reforma Tributária pretendida pelo PSOL já foi bandeira do PT, antes de o partido se tornar governo da situação. Como exemplo, citou a Lei Kandir. Nery ainda explicou que o PSOL defende a taxação de produtos semi-elaborados destinados à exportação, enquanto a proposta encaminhada pelo governo mantém a isenção para esses produtos.

Entidades empresariais concordam que a proposta governamental, de fato, não é ousada, porém é um passo importante para a simplificação das responsabilidades do contribuinte, no que se refere ao pagamento de impostos e tributos.

“Todos concordam que é importante o governo se debruçar sobre um tema que trata da arrecadação e distribuição dos recursos públicos, mas, efetivamente, há muitas diferenças de visão, do nosso ponto de vista, do que seria uma reforma justa, que ajudasse a distribuir a riqueza do País”, analisou o parlamentar.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.