PSOL pede suspensão do WhatsApp no Brasil por fake news

WhatsApp afirmou que "tem proativamente banido centenas de contas durante o período das eleições brasileiras"

Weruska Goeking

(Divulgação)

Publicidade

SÃO PAULO – O PSOL afirmou ter entrado com uma ação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na quinta-feira (18) para que o WhatsApp providencie um mecanismo que restrinja o compartilhamento, encaminhamento e transmissão de mensagens, alegando que as medidas são necessárias para evitar ou reduzir a circulação de notícias falsas. O partido pede as mudanças no aplicativo em até 72 horas. 

O partido pede ainda a redução no tamanho de novos grupos no aplicativo e que, se TSE não considerar que essas medida sejam suficientes para conter a disseminação de notícias falsas relacionadas à corrida eleitoral, o WhatsApp seja suspenso em todo o território nacional a partir de sábado (20) até o fim das eleições.

“As notícias falsas, difamatórias, mentirosas e de ódio grassaram país à fora numa quantidade incalculável e ajudaram a definir opções de voto e manifestações de apoio a determinados candidatos”, afirma o PSOL, para quem a situação tem “desequilibrado o pleito eleitoral”. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O WhatsApp afirmou, em nota, que “tem proativamente banido centenas de contas durante o período das eleições brasileiras”. “Temos tecnologia de ponta para detecção de spam que identifica contas com comportamento anormal ou automatizado, para que não possam ser usadas para espalhar spam ou desinformação”, informa a nota.

Invista com a melhor assessoria do Brasil: abra uma conta na XP com taxa ZERO para TED e manutenção de conta! 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.