PSL é a nova força: PSDB perde metade dos deputados na Alesp e partido de Bolsonaro tem a maior bancada

A Alesp costumava ser reduto de gestões do PSDB que administraram o estado nos últimos 24 anos   

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Após a apuração das urnas neste domingo (7), na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) ficou definida uma verdadeira transformação para 2019: o PSDB, partido de Geraldo Alckmin, perdeu mais da metade das cadeiras de deputados passando de 19 na atual gestão para futuras 8.

Por outro lado, o PSL, de Jair Bolsonaro, que simplesmente não era representado no parlamento paulista, passa a ter 15 cadeiras e se torna a maior força dentro da Assembleia. Vale destacar que a advogada e professora Janaína Paschoal (PSL) se tornou a deputada estadual mais votada da história do País, com mais de 2 milhões de votos. 

A Alesp costumava ser reduto de gestões do PSDB que administraram o estado nos últimos 24 anos. Mas agora com a força que Bolsonaro, seu partido e seus apoiadores vêm ganhando – uma nova configuração foi estabelecida. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em segundo lugar, ficou o PT, que elegeu 10 deputados. Vale lembrar que, para definir quem vai ocupar as cadeiras da Assembleia, é levado em consideração o total de votos recebidos por partidos e legendas. 

Além disso, das 94 cadeiras disponíveis, 56 serão ocupadas por novos candidatos. Dos 77 deputados que tentaram a reeleição, apenas 38 conseguiram a vitória. Essa é a maior renovação da Alesp desde 1994. 

Vale lembrar que, quando se fala em coligações a que o PSDB integra segue sendo a maior, mas inclui além do partido tucano PSD,DEM,PP e PRB – mas o PSL, sozinho, aparece como segundo colocado. 

Continua depois da publicidade

A bancada eleita será composta de 94 deputados. Os dados são do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), com 99% das urnas apuradas. 

A hora de investir em ações é agora: abra uma conta na Clear com taxa ZERO de corretagem.

Confira como vai ficar a nova disposição da Alesp:

Continua depois da publicidade

PartidoS Número de cadeiras 
PSL  15
PT  10
PSB 8
PSDB  8
DEM 7
PR 6
PRB  6
NOVO 4
PODEMOS 4
PP 4
PSOL 4
MDB  3
PPS 2
PSD  2
PTB 2
Avante 1
Patriota 1
PCdoB 1
PDT 1
PHS 1
PROS 1
PV 1
REDE 1
Solidariedade 1

Agora, veja como a Alesp é composta atualmente: 

Partido Cadeiras atuais
PSDB 19
PT 14
PSB 11
DEM 6
PV 6
PRB 5
MDB 4
PPS 4
PSD 4
PP 3
PR 3
PSOL 3
PTB 3
PCdoB 2
Avante 1
DC 1
Patriota 1
Podemos 1
PROS 1
PRP 1
PSC 1

 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.