O jogo virou

PSL é a nova força: PSDB perde metade dos deputados na Alesp e partido de Bolsonaro tem a maior bancada

A Alesp costumava ser reduto de gestões do PSDB que administraram o estado nos últimos 24 anos   

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Após a apuração das urnas neste domingo (7), na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) ficou definida uma verdadeira transformação para 2019: o PSDB, partido de Geraldo Alckmin, perdeu mais da metade das cadeiras de deputados passando de 19 na atual gestão para futuras 8.

Por outro lado, o PSL, de Jair Bolsonaro, que simplesmente não era representado no parlamento paulista, passa a ter 15 cadeiras e se torna a maior força dentro da Assembleia. Vale destacar que a advogada e professora Janaína Paschoal (PSL) se tornou a deputada estadual mais votada da história do País, com mais de 2 milhões de votos. 

A Alesp costumava ser reduto de gestões do PSDB que administraram o estado nos últimos 24 anos. Mas agora com a força que Bolsonaro, seu partido e seus apoiadores vêm ganhando – uma nova configuração foi estabelecida. 

Aprenda a investir na bolsa

Em segundo lugar, ficou o PT, que elegeu 10 deputados. Vale lembrar que, para definir quem vai ocupar as cadeiras da Assembleia, é levado em consideração o total de votos recebidos por partidos e legendas. 

Além disso, das 94 cadeiras disponíveis, 56 serão ocupadas por novos candidatos. Dos 77 deputados que tentaram a reeleição, apenas 38 conseguiram a vitória. Essa é a maior renovação da Alesp desde 1994. 

Vale lembrar que, quando se fala em coligações a que o PSDB integra segue sendo a maior, mas inclui além do partido tucano PSD,DEM,PP e PRB – mas o PSL, sozinho, aparece como segundo colocado. 

A bancada eleita será composta de 94 deputados. Os dados são do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), com 99% das urnas apuradas. 

A hora de investir em ações é agora: abra uma conta na Clear com taxa ZERO de corretagem.

Confira como vai ficar a nova disposição da Alesp:

PartidoSNúmero de cadeiras 
PSL 15
PT 10
PSB8
PSDB 8
DEM7
PR6
PRB 6
NOVO4
PODEMOS4
PP4
PSOL4
MDB 3
PPS2
PSD 2
PTB2
Avante1
Patriota1
PCdoB1
PDT1
PHS1
PROS1
PV1
REDE1
Solidariedade1

PUBLICIDADE

Agora, veja como a Alesp é composta atualmente: 

PartidoCadeiras atuais
PSDB19
PT14
PSB11
DEM6
PV6
PRB5
MDB4
PPS4
PSD4
PP3
PR3
PSOL3
PTB3
PCdoB2
Avante1
DC1
Patriota1
Podemos1
PROS1
PRP1
PSC1