Pós-eleição

PSDB, de Aécio, pede auditoria especial do resultado das eleições ao TSE

Em nota divulgada à imprensa, o partido diz que tem “absoluta confiança” de que o tribunal garantiu a segurança do pleito, mas pretende tranquilizar eleitores que levantaram, por meio das redes sociais, dúvidas em relação à lisura da apuração dos votos

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – O PSDB ingressou no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com um pedido de auditoria sobre o resultado das eleições. Aécio Neves, candidato do partido, perdeu a eleição para Dilma Rousseff (PT) no domingo por uma diferença de pouco mais de três pontos, a menor da história. 

Em nota divulgada à imprensa, o partido diz que tem “absoluta confiança” de que o tribunal garantiu a segurança do pleito, mas pretende tranquilizar eleitores que levantaram, por meio das redes sociais, dúvidas em relação à lisura da apuração dos votos. O partido quer que a corte crie uma comissão especial formada por representantes indicados pelos partidos políticos para avaliar a fiscalização dos sistemas utilizados no pleito.

O PSDB pede que o TSE crie uma comissão formada por integrantes dos partidos políticos para fiscalizar todo o processo eleitoral, desde a captação até a totalização dos votos. O partido não pede a recontagem dos votos.

PUBLICIDADE

O coordenador Jurídico Nacional do PSDB, o deputado federal Carlos Sampaio, ressaltou na ação que, passadas as eleições, surgiram denúncias e desconfianças por parte da população. “Nas redes sociais, os cidadãos brasileiros vêm expressando, de forma clara e objetiva, a descrença quanto à confiabilidade da apuração dos votos e a infalibilidade da urna eletrônica, baseando-se em denúncias das mais variadas ordens, que se multiplicaram após o encerramento do processo de votação, colocando em dúvida desde o processo de votação até a totalização do resultado”.

Desta forma, Sampaio pede uma auditoria nos sistemas de votação e de totalização dos votos por uma comissão de especialistas formada por indicados dos partidos políticos, com as cópias de boletins de urnas de todas as sessões eleitorais, logs originais e completos das urnas.

(Com Agência Brasil)