Promotor diz que deve denunciar Lula por triplex no Guarujá; ex-presidente reage

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, os advogados de Lula já estudam medidas contra o promotor Cássio Conserino, que afirmou que deve denunciar Lula e Marisa Letícia por ocultação de propriedade

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O Ministério Público do Estado de São Paulo deve denunciar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua mulher, Marisa Letícia, por ocultação de propriedade, em relação ao caso do triplex reformado e mobiliado pela OAS no Guarujá, litoral paulista.

Em entrevista à revista Veja, o promotor Cássio Conserino, que conduz as investigações, afirmou que as provas reunidas “apontam para a possibilidade de uma denúncia”, em prol do interesse público. A reportagem cita ainda um documento que embasa a denúncia.

A construção do prédio em que fica o apartamento foi assumida pela OAS, investigada na Lava Jato, depois da falência da Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo). Isso teria ocorrido depois de um pedido do ex-presidente a Léo Pinheiro, ex-presidente da empreiteira condenado pela Justiça.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Em resposta, o Instituto Lula afirmou que Conserino “violou a lei e até o bom senso ao anunciar, pela imprensa, que apresentará denúncia contra o ex-presidente Lula e sua esposa, Marisa Letícia, antes mesmo de ouvi-los”. “Os advogados do ex-presidente examinam as medidas que serão tomadas diante da conduta irregular e arbitrária do promotor”.

“A atitude do promotor é incompatível com o estado democrático de direito e com o procedimento imparcial que se espera de um defensor da lei, além de comprometer o prestígio e a dignidade da instituição Ministério Público”, afirmou.

Em nota, o promotor negou ter antecipado a decisão. Para Conserino, “o Ministério Público não antecipou denúncia. Só exteriorizou, em homenagem ao interesse público que norteia a questão, que as provas coligidas apontam para a possibilidade de uma denúncia”. Segundo ele, em breve serão realizados os interrogatórios dos investigados e eles terão a oportunidade de apresentar sua defesas. Mas, segundo o jornal O Estado de S. Paulo, os advogados de Lula já estudam medidas contra Conserino. 

Continua depois da publicidade

Baixe agora a Carteira InfoMoney 2016! Basta deixar o seu email abaixo:

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.