Programa de reeleição de Lula não incluirá proposta de autonomia do Banco Central

Presidente ainda não confirmou oficialmente sua candidatura, mas tema não consta no programa de um eventual segundo mandato

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O presidente do PT (Partido dos Trabalhadores), Ricardo Berzoini, disse nesta tarde que a proposta de autonomia do Banco Central não será incluída no programa de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ainda não confirmou oficialmente sua candidatura, mas deve concorrer à reeleição em outubro.

Reiterando as palavras de Berzoini, Marco Aurélio Garcia, um dos coordenadores do programa de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também confirmou a exclusão do tema no programa de um eventual segundo mandato.

Berzoini acredita que aspectos técnicos devem ser conduzidos tecnicamente, mas que este não é o momento para se desenvolver uma relação de isolamento entre o Banco Central e o Poder Executivo. Já Garcia defende que o “Banco Central deve estar submetido ao crivo do Executivo e não deve ter autonomia legal”.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Aversão à proposta

Com forte aversão por parte de importantes integrantes da cúpula do PT, a proposta sobre a autonomia do Banco Central chegou a ser bastante discutida no início do governo Lula, mas acabou retirada da pauta devido à pressão de partidários.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.