Professor que acertou eleição nos EUA faz nova previsão: “Trump sofrerá impeachment”

"Prevejo que o Partido Republicano no Congresso irá realizar o impeachment de Trump. Eles não querem Trump como presidente porque eles não podem controlá-lo, ele é imprevisível", afirmou Allan Lichtman

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Poucos previsores estimaram que o republicano Donald Trump seria o vencedor das eleições de 2016 nos EUA. Contudo, foi isso o que aconteceu. 

Neste seleto grupo, estava o professor universitário de história norte-americano Allan Lichtman, que previu em setembro que Trump estava no caminho da vitória. 

 Conforme destaca o Washington Post, que entrevistou o professor, Lichtman usa um sistema historicamente baseado no que ele chama de “chaves” para prever os resultados eleitorais. As chaves são explicadas em profundidade no livro de Lichtman, “Predicting the Next President: The Keys to the White House 2016”.  “Em nossas conversas em setembro e outubro, ele traçou como o segundo mandato do presidente Obama levou os democratas para uma corrida apertada, e as chaves favoreceram Trump”, afirma o jornal.

Continua depois da publicidade

Naquela época,  o professor fez outra previsão, conforme ressalta o Washington Post. “Quero fazer mais uma previsão, ela não é baseada em meu sistema, é simplesmente o que eu sinto. Prevejo que o Partido Republicano no Congresso irá realizar o impeachment de Trump. Eles não querem Trump como presidente porque eles não podem controlá-lo, ele é imprevisível. Eles gostariam de ver no lugar dele Michael Pence, um político republicano totalmente retilíneo, conservador e controlável. E eu estou bastante confiante de que Trump sofrerá o impeachment”, disse Lichtman.

 

Ele ainda destacou que o impeachment pode ser precedido por quaisquer ações de Trump que coloquem em risco a segurança nacional. Além disso, Trump não revelou suas ligações de negócios no exterior. Isso pode ser visto como uma ameaça para a segurança nacional dos EUA, afirma o professor.

Vale a pena notar que as previsões de Lichtman usam métodos muito diferentes dos pesquisadores e previsores, que são baseados em dados. Lichtman, por sua vez, destaca que seu sistema previu corretamente todas as eleições desde 1984.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.