Prisão e fraudes: governo de Donald Trump sofre dois baques no mesmo dia

Ex-chefe de campanha e ex-advogado ligam o alerta em casos que envolvem as eleições de 2016

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Em questão de minutos o presidente dos Estados Unidos Donald Trump recebeu duas grandes “bombas” que devem voltar a colocar muita pressão sobre o seu trabalho, reacendendo polêmicas de sua campanha eleitoral de 2016.

A primeira envolve seu ex-chefe de campanha, Paul Manafort, que foi considerado culpado por um júri de uma corte federal do estado da Virgínia por oito acusações por fraude. Ele havia sido acusado de 18 crimes por Robert Mueller, o mesmo procurador que investiga a suspeita de interferência da Rússia nas eleições presidenciais.

Enquanto isso, Michael Cohen, ex-advogado de Trump, se entregou ao FBI no fim da tarde desta terça, dando início a um processo de acordo com a Justiça norte-americana no qual ele deve se declarar culpado de acusações de fraude fiscal e bancária, além de acusações de violação de financiamento de campanha.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Segundo o The New York Times, o acordo incluirá um período de detenção de três anos, além de uma grande multa. A publicação diz ainda que o ex-advogado do presidente se entregou por medo de ter seus bens confiscados. Os promotores, por outro lado, lutam para que ele fique preso por pelo menos quatro anos e dois meses.

Entre os casos investigados estão os pagamentos feitos para esconder informações negativas durante a campanha presidencial de Trump, como o pagamento de US$ 130 mil à atriz pornográfica Stormy Daniels, que afirma ter mantido um caso com o atual presidente na década passada. Cohen admitiu que violou as leis de campanha ao realizar o pagamento por ordem do republicano.

O NYT diz que com este acordo, o advogado de Stormy, Michael Avenatti, pode forçar Trump a depor sobre o processo movido pela atriz, que acusa o presidente de violar um acordo de silêncio. No Twitter, o advogado já disse que forçará Trump a testemunhar “sob juramento, a respeito do que sabia, de quando soube, e do que fez a respeito”.

Continua depois da publicidade

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tópicos relacionados

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.