Príncipe do Japão irá participar de jantar em São Paulo neste sábado

Na preparação do jantar, que levou seis meses, a Casa Imperial teve que ser consultada diversas vezes

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Após participar do lançamento da moeda comemorativa aos 100 anos da imigração japonesa, o príncipe herdeiro do Japão será recebido em São Paulo, no sábado (21), pelo governador José Serra. O encontro também faz parte das comemorações do centenário da imigração.

Os preparativos para o evento já estão sendo feitos pela equipe de cerimonial do Palácio dos Bandeirantes. “A cultura japonesa já é muito diferente da nossa e, nesse caso, trata-se do príncipe herdeiro, da família imperial. A Casa Imperial tem um protocolo muito específico dentro da etiqueta japonesa. Isso para nós, é um universo muito diferente”, explica a chefe de cerimonial, Cláudia Mattarazzo.

Planejamento

O jantar com Serra e Naruhito está sendo planejado há seis meses, desde janeiro, e nada pode ser feito sem a permissão da Casa Imperial. Pelo protocolo japonês, o príncipe não toca nos presentes, tanto no que oferece quanto no que recebe. A viola que será entregue pelo governador ficará exposta.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para preparar a equipe também foi contratada uma professora de etiqueta japonesa. “Não viramos especialistas em cultura japonesa, mas conseguimos entender o conceito. O porquê é tão diferente e o que esperar”, afirma Mattarazzo.

Isso evitou pelo menos uma gafe da equipe, que irá se vestir toda de preto, e que teria uma camélia para quebrar a cor única, porém, quando essa flor murcha, cai inteira do galho e não pétala por pétala, o que para os japoneses significa cortar a cabeça, por isso, não oferecem camélias como presente.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.