Primeiro-ministro do Japão revela políticas voltadas à Ásia Oriental

Hatoyama convida demais países da região a cooperar em medidas econômicas e esforços contra o aquecimento global

Evelin Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – O primeiro-ministro do Japão, Yukio Hatoyama, declarou em um discurso em Cingapura no domingo (15) que fará da comunidade da Ásia Oriental o pilar central de sua política. Hatoyama disse também que os Estados Unidos irão desempenhar um importante papel na região.

Sobre os campos de potencial cooperação, Hatoyama listou medidas econômicas, esforços contra o aquecimento global, prevenção de desastres, gerenciamento de saneamento e controle de pirataria.

Parcerias

Na área econômica, o primeiro-ministro japonês disse que as negociações dos acordos de parceria econômica com Austrália, Índia e Coreia do Sul seriam aceleradas.

Continua depois da publicidade

Após conversas com o presidente dos EUA, Barack Obama, na sexta-feira (13), os dois líderes concordaram em aprofundar e desenvolver uma aliança Japão-EUA em áreas como sustentabilidade e pesquisas de saúde. A aliança, segundo Hatoyama, vai continuar sendo o eixo da política internacional do país.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.