Primeiro-ministro do Japão nomeia novo ministro para revitalização do governo

Yukio Edano, novo ministro da reforma administrativa, pretende reduzir gastos desnecessários no orçamento japonês para 2010

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – O primeiro-ministro japonês, Yukio Hatoyama, nomeou nesta quarta-feira (10) Yukio Edano como o novo ministro da revitalização. Com a ação, sobem para 18 o número de ministros do atual governo.

Edano, que serviu formalmente como chefe político do Partido Democrático do Japão (DPJ, na sigla em inglês), disse que gostaria de realizar a segunda rodada de projeções para o orçamento o mais rápido possível.

Redução de gastos
De acordo com alguns analistas, Edano assinalou que a próxima rodada de revisões do governo deve reduzir os gastos desnecessários do dinheiro dos contribuintes por instituições administrativas independentes e entidades de interesse público.

PUBLICIDADE

“Ao pedir a Edano para se tornar ministro da reforma administrativa, quero mostrar às pessoas que o DPJ recuperou a sua essência”, disse Hatoyama.

Ainda para alguns analistas, a nomeação de Edano também é uma tentativa de Hatoyama de demonstrar sua liderança à opinião pública.