Primeiro-ministro do Japão forma governo com aliados

Shinzo Abe disse querer aprender com a experiência do seu governo anterior, incluindo os contratempos, e buscar um governo estável

Reuters

Publicidade

TÓQUIO – O novo primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, anunciou um gabinete com aliados próximos nesta quarta-feira (26), dando início à segunda administração com o compromisso de combater a deflação e lidar com o desafio de uma China em ascensão.

Abe, de 58 anos, prometeu afrouxamento monetário agressivo pelo Banco do Japão e despesa fiscal grande pelo governo endividado para atacar a deflação e enfraquecer o iene para tornar as exportações japonesas mais competitivas.

Neto de um ex-primeiro-ministro, Abe organizou um retorno impressionante cinco anos depois de renunciar ao cargo de primeiro-ministro abruptamente em um ano conturbado, em parte por escândalos em seu gabinete.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

“Eu quero aprender com a experiência do meu governo anterior, incluindo os contratempos, e buscar um governo estável”, disse Abe a repórteres antes de ser eleito como sétimo primeiro-ministro do Japão em seis anos.

A votação foi uma formalidade após o Partido Liberal Democrata voltar ao poder na eleição deste mês, três anos depois de uma derrota esmagadora nas mãos do Partido Democrático do Japão. Abe seria confirmado no cargo pelo imperador Akihito no final do dia, uma outra formalidade.

O ex-primeiro-ministro Taro Aso, 72, foi nomeado ministro das Finanças.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.