Previdência, ata do Fomc e resultados: tudo o que você precisa acompanhar nesta semana no mercado

Confira os principais eventos que vão definir o rumo do mercado nesta semana

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Apesar da queda de sexta-feira, o Ibovespa conseguiu fechar mais uma semana no positivo, puxado pela euforia do mercado com a divulgação dos primeiros pontos da reforma da Previdência. Para os próximos dias, além dos detalhes da proposta, os investidores ficam atentos à crise internar do governo e também à temporada de resultados, que ganha mais força.

O grande evento desta semana será a assinatura pelo presidente Jair Bolsonaro e entrega no Congresso do texto final da reforma da Previdência. Na semana passada foi apresentado que a proposta será de 65 anos de idade mínima para aposentadoria dos homens e 62 anos para mulheres, com um período de 12 anos de transição.

A entrega deve ocorrer na quarta-feira (20), mesmo dia em que Bolsonaro fará uma coletiva para dar mais detalhes do projeto. Apesar de ser ainda o primeiro passo, deve crescer o debate a partir de agora sobre a viabilidade da proposta e apoio que o governo conseguirá, trazendo muita agitação para o mercado.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Enquanto isso, a maior crise do governo Bolsonaro segue no radar por conta dos atritos com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno. Ele era presidente do PSL durante a campanha de 2018 e o partido está sendo questionado pelo uso de R$ 400 mil do fundo partidário em benefício de uma candidata pouco expressiva em Pernambuco. A discussão tem agitado o mundo político e é algo a ser monitorado nesta semana, com as notícias indicando pela exoneração do ministro nesta segunda-feira. 

Agenda da semana
Na agenda, atenção para a temporada de resultados corporativos do 4º trimestre, que vai ganhando força com 26 balanços nos próximos dias. Entre os destaques estão a Itaúsa (ITSA4) nesta segunda e Magazine Luiza (MGLU3), na quinta-feira (21), ambas após o fechamento do mercado.

Entre outros destaques, atenção para Pão de Açúcar (PCAR4), CSN (CSNA3) e Via Varejo (VVAR3) na quarta-feira (20), além de Hypera (HYPE3), Natura (NATU3), Gerdau (GGBR4) e B3 (B3SA3) na quinta-feira (21).

Continua depois da publicidade

Ainda na bolsa, atenção para o fim do horário de verão, que não irá alterar o funcionamento da B3 por enquanto (que só mudará em 11 de março). Apesar disso, a diferença de horário para os outros mercados será alterada, com atenção especial para as bolsas dos Estados Unidos, que passam a abrir agora às 11h30 no horário de Brasília.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

Entre os indicadores, a semana começa mais tranquila por conta do feriado nos Estados Unidos de Dia do Presidente, que deve reduzir o volume do mercado brasileiro.

No Brasil, o principal dado será o IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15), na quinta-feira (21) às 9h. Para a equipe de análise da GO Associados, o resultado deve ficar em 0,22%, ante alta de 0,30% registrados no mês anterior.

Já no exterior, a atenção fica para a ata da última reunião do Fomc, na quarta-feira (20), e a expectativa por maiores informações sobre os próximos passo do Federal Reserve em relação à política de juros nos EUA. Ainda nesta linha, a semana contará com discursos de diversos membros do Fed em dias diferentes, o que também pode movimentar o mercado.

Clique aqui e confira a agenda completa de resultados.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.