Pressionados, Lula e Nelson Barbosa se reúnem hoje em São Paulo às 14h

O encontro com o ministro foi confirmado pela assessoria do ex-presidente, diz o Valor

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Segundo informações do Valor Econômico, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reunirá com o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, às 14h (horário de Brasília) nesta quinta-feira, em São Paulo. O encontro com Barbosa foi confirmado pela assessoria do ex-presidente, diz o jornal. 

Pressionado por petistas e por Lula, o ministro da Fazenda afirmou hoje que a demora na aprovação de reformas econômicas estruturais pode obrigar o governo a ter que adotar, muito em breve, medidas “drásticas” para controlar a deterioração da economia brasileira.

O jornal Folha de S. Paulo destacou hoje que petistas e ministros aconselham a presidente a promover uma nova reforma em sua equipe.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

O próprio Lula teria sugerido uma substituição no comando da Justiça e mudanças na política econômica como pontapé inicial para superar o “abatimento” e a falta de forças de Dilma para reagir. Contam interlocutores do ex-presidente que ele resiste à ideia de se tornar ministro, sobretudo pela possível mensagem de “confissão de culpa” que a ação poderia transmitir, uma vez que Lula teria garantia de foro privilegiado e seu caso passaria a ser avaliado pelo Supremo Tribunal Federal, e não mais por Sergio Moro. A posição de vulnerabilidade da família também pode pesar na decisão do ex-presidente.

No entanto, caso aceite o convite, Lula teria de assumir um ministério de destaque. Dilma avalia o cargo no Ministério das Comunicações ou na pasta das Relações Exteriores, enquanto petistas preferem a Secretaria de Governo, hoje ocupada por Ricardo Berzoini. A última opção não agrada a presidente, uma vez que poderia colocá-la numa posição definitiva de “Rainha da Inglaterra”. Apesar das incertezas, caso este cenário se confirmasse, acredita-se que Lula seria capaz de convencer Henrique Meirelles a assumir a Fazenda e Nelson Jobim, a Justiça.

Especiais InfoMoney:

Continua depois da publicidade

Como o “trader da Gerdau” ganhou meio milhão de reais na Bovespa em 2 meses 

InfoMoney faz nova atualização na Carteira Recomendada de março; confira

André Moraes diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.