Presidente Lula demite comandante do Exército

Segundo o G1, substituto será o atual comandante militar do Sudeste, general Tomás Miguel Ribeiro Paiva

Equipe InfoMoney

(Wikicommons)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu neste sábado (21) o general Júlio César de Arruda. Ele atuava como comandante do Exército. As informações são do portal G1.

Segundo o portal, o substituto será o atual comandante militar do Sudeste, general Tomás Miguel Ribeiro Paiva. Ele comandava a região desde 2021.

Antes da demissão, Arruda estava entre os presentes em uma reunião que contou com a presença do chefe do Executivo, além do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e os comandantes da Marinha, almirante Marcos Sampaio Olsen, e da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno. O encontro ocorreu na última sexta-feira (21).

A reunião foi fechada. Pouco depois, o ministro José Múcio fez uma fala rápida aos jornalistas – e negou que os atos golpistas de 8 de janeiro tenham sido debatidos no encontro.

“[…] Foi para tratar dos investimentos da indústria de defesa. Se vocês perguntarem se tratamos do dia 8, não tratamos. Isso está com a Justiça. Tratamos com Josué [Gomes] e outros cinco empresários. Todos colocando soluções para a indústria”, declarou Múcio na ocasião.

Despolitização das Forças Armadas

Em entrevista à GloboNews na última quarta-feira (18), Lula afirmou que ia chamar os comandantes militares para discutir o fortalecimento das forças de defesa do país e que também iriam debater a construção de uma forte indústria do setor no país.

Na ocasião, o presidente foi categórico ao dizer que todos os que participaram dos atos golpistas serão punidos, “não importa a patente”, e que é preciso despolitizar as Forças Armadas, que são instituições de Estado, e não do presidente.