Presidente Lula confia na inocência do ex-ministro Walfrido dos Mares Guia

Walfrido deixou o ministério das Relações Institucionais após sofrer denúncias de peculato e lavagem de dinheiro

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em nota divulgada nesta sexta-feira (23), que confia na inocência do ex-ministro das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, que deixou o governo na última quinta-feira.

“Durante quase cinco anos, Walfrido desempenhou com competência e dedicação as funções que lhe atribui, primeiro frente ao Ministério do Turismo depois no comando da articulação política do governo. Trata-se de uma grande perda”, disse Lula no comunicado.

“Mantenho integral confiança na pessoa do ministro que, estou seguro, será inocentado das acusações”, afirmou o presidente, que nomeou para o lugar do ex-ministro o deputado José Múcio Monteiro, atual líder do governo na Câmara.

Aprenda a investir na bolsa

Vale lembrar que Múcio é citado na denúncia do mensalão entregue ao STF (Supremo Tribunal Federal) como um dos articuladores do acordo fechado entre as cúpulas do PT e PTB que previa o pagamento de R$ 20 milhões dos petistas aos petebistas.

A acusação

Denunciado por peculato e lavagem de dinheiro, Walfrido é suspeito de ter participado do comando financeiro da campanha de Eduardo Azeredo para o governo mineiro e de ter quitado, por meio de Marcos Valério, uma dívida de R$ 700 mil do senador com o tesoureiro da campanha.