Presidente do PT confia que CPMI do INSS vai investigar todos os governos

Senador Humberto Costa aposta na disputa política para reverter os danos causados à imagem do governo Lula

Marina Mota Silva

Humberto Costa, senador pelo PT de Pernambuco (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)
Humberto Costa, senador pelo PT de Pernambuco (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

Publicidade

O presidente do PT, senador Humberto Costa (PT-PE), aposta na disputa política na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS para reverter os danos causados à imagem do governo Lula. “Isso começou na época deles (oposição), a maioria esmagadora destas entidades foram formadas na época deles, tem argumentos para se fazer uma disputa politica”, afirmou, ao se referir às denúncias de fraudes no Instituto.

Questionado sobre quem seria o presidente e o relator da CPMI, que pode ser criada hoje, Costa não indicou nomes, mas disse que as lideranças do governo cogitam indicar para presidência da CPMI um bom nome, com trânsito na base aliada quanto na oposição.

Um dos nomes cotados no Congresso, segundo parlamentares, é o do senador Omar Aziz (PSD-AM), que também foi presidente da CPI da Covid no Senado.

Continua depois da publicidade

Já os deputados mais cotados para a relatoria da CPMI seriam Evair Vieira de Melo (PP-ES) e Alfredo Gaspar (UNIÃO-AL), de acordo com o líder da oposição na Câmara, deputado Coronel Zucco (PL-RS).

A leitura do requerimento de criação da CPMI está prevista para esta tarde, durante a sessão do Congresso Nacional. Após a criação, líderes devem indicar os membros da comissão. A expectativa é que a CPMI só comece a funcionar de fato, em agosto, após os recessos que os parlamentares costumam tirar entre as festas juninas e o mês de julho