Presidente do BNDES nega ter pressionado empreiteiros a doarem para campanha de Dilma

“Eu nunca tratei com Marcelo Odebrecht sobre contribuição de campanha. Nem com qualquer outro empresário. São ilações inverídicas, infundadas e sem provas”, afirmou Luciano Coutinho à Folha

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Em entrevista publicada nesta segunda-feira pelo jornal Folha de S. Paulo, o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) Luciano Coutinho rebateu as declarações do empreiteiro Marcelo Odebrecht. Coutinho negou ter pressionado empresas a doar recursos à campanha eleitoral da presidente Dilma Rousseff.

“Eu nunca tratei com Marcelo Odebrecht sobre contribuição de campanha. Nem com qualquer outro empresário. São ilações inverídicas, infundadas e sem provas”, afirmou. “Há ainda a insinuação de que eu pressionei por contribuições. Eu rejeito veementemente”.

Para Coutinho, essas “ilações inverídicas e sem provas” criminalizam os contratos de exportação do banco e prestam um desserviço ao país. De acordo com ele, o “sistema de decisões colegiadas do banco não permite nenhum processo espúrio” e o aspecto “técnico” das ações do banco o torna “imune a ingerências”.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

No último domingo, a Folha de S. Paulo divulgou o conteúdo da negociação da delação premiada de Odebrecht. O empresário relatou a procuradores da operação Lava Jato que o presidente do BNDES e o ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, eram responsáveis por cobrar doações para a campanha da presidente Dilma em 2014.

A publicação traz que o empreiteiro disse que ele, Coutinho e Mantega dividiam a tarefa de obter o compromisso de doações entre empresários que tinham financiamento do BNDES para projetos no exterior, o que foi negado por ambos. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.