Presidente da Usiminas: atual crise econômica é muito pior do que a de 2008

Souza e o presidente do conselho de administração da Usiminas, Marcelo Gasparino da Silva, foram convocados a pedido do deputado Marcelo Squassoni (PRB-SP), que questiona a destinação de R$ 2,3 bilhões em empréstimos pelo BNDES à siderúrgica em 2006 e em 2011

Equipe InfoMoney

Publicidade

O presidente da metalúrgica Usiminas (USIM5), Rômel Erwin de Souza, disse há pouco, em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do BNDES, que a crise atual da economia é muito pior do que a de 2008. “A queda no mercado interno é muito maior, o período é mais longo e o mercado externo, por causa da China, está muito mais competitivo”, disse, ao justificar a paralisação de uma unidade da empresa em Cubatão (SP) e a consequente demissão de 4 mil trabalhadores.

Souza e o presidente do conselho de administração da Usiminas, Marcelo Gasparino da Silva, foram convocados a pedido do deputado Marcelo Squassoni (PRB-SP), que questiona a destinação de empréstimos, no valor total de R$ 2,3 bilhões, concedidos pelo BNDES à siderúrgica em 2006 e em 2011.

Segundo o deputado, o financiamento não impediu que a empresa anunciasse a paralisação da produção, com demissões. Squassoni defendeu medidas protecionistas para dificultar a entrada, no Brasil, de aço produzido na China, que tem um excedente de 400 milhões de toneladas e está vendendo o produto a preços baixos no mercado internacional.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

De acordo com o presidente da companhia, nem medidas protecionistas, atualmente, resolveriam a questão. “O maior problema é que o mercado interno caiu”, argumentou. “O problema é que o Brasil parou de crescer”, disse o deputado Carlos Melles (DEM-MG).

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.