Publicidade
Morreu na manhã desta quarta-feira (26) o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), aos 77 anos. Ele teve uma parada cardiorrespiratória na noite desta terça-feira, e precisou ser reanimado, informou um boletim médico do Hospital Mater Dei, da capital mineira. A informação foi confirmada pela Prefeitura de Belo Horizonte (veja a nota no final do texto).
O boletim divulgado mais cedo já informava que o prefeito estava respirando por aparelhos e que o quadro de saúde era “bastante grave”.
Fuad estava internado desde o dia 3 de janeiro. No dia seguinte à entrada no hospital, pediu licença do cargo. O vice-prefeito Álvaro Damião (União Brasil) está em exercício do cargo desde então. Noman chegou a receber alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no dia 29 de janeiro, mas seguiu sob cuidados médicos.
Continua depois da publicidade
O prefeito da capital mineira foi diagnosticado com câncer no sistema linfático em julho de 2024, às vésperas do início da campanha eleitoral. O tratamento surtiu efeito e ele anunciou, durante a campanha à reeleição, que estava curado.
No entanto, após o pleito, as complicações voltaram a se manifestar e Fuad Noman foi internado quatro vezes desde então, por motivos diversos: diarreia, sangramento intestinal, sinusite, bronquite e dores nas pernas. No dia 1º de janeiro, por recomendação médica, ele foi empossado na prefeitura de Belo Horizonte de forma remota. Durante a última internação, ele foi diagnosticado com pneumonia.
Veja a íntegra da nota da Prefeitura de Belo Horizonte:
É com profundo pesar que a Prefeitura de Belo Horizonte informa o falecimento do prefeito Fuad Noman, ocorrido nesta data.
Fuad Noman dedicou décadas de sua vida ao serviço público, sempre pautado pelo compromisso com a ética, o diálogo e o bem-estar da população de Belo Horizonte. Economista por formação, com sólida trajetória na administração pública, Fuad ocupou importantes cargos no Governo Federal, Governo de Minas Gerais e na Prefeitura de Belo Horizonte, sempre deixando marcas de competência, responsabilidade e sensibilidade social.
Em 2022, assumiu o cargo de prefeito da capital mineira, e desde então conduziu a cidade com serenidade, firmeza e espírito público.
Continua depois da publicidade
Fuad era conhecido por seu trato gentil, sua capacidade de escuta e seu amor por Belo Horizonte. Um homem público íntegro, cuja história se confunde com o desenvolvimento da nossa cidade.
Neste momento de dor, nos solidarizamos com os familiares, amigos e todos os cidadãos belo-horizontinos que perdem não apenas um líder, mas um exemplo de ser humano. A cidade se despede com gratidão e reverência.
Informações sobre o velório e homenagens serão divulgadas em breve.
Continua depois da publicidade
(com Estadão Conteúdo)