Prazo para justificar ausência no primeiro turno das eleições acaba nesta quinta

Cidadão deve apresentar seu Requerimento de Justificativa Eleitoral ao juiz da zona eleitoral onde está inscrito

Publicidade

SÃO PAULO – O prazo de justificativa para os eleitores que não votaram na eleição de 3 de outubro se encerra nesta quinta-feira (2) em todo o País.

De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o cidadão deve apresentar seu Requerimento de Justificativa Eleitoral ao juiz da zona eleitoral onde está inscrito.

Para saber a localização do cartório, o eleitor deve acessar o www.tre-uf.jus.br, e substituir “UF” pela sigla da unidade da Federação onde foi expedido o título.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

No documento de justificativa que será apresentado ao juiz deve constar o nome, a data de nascimento, a filiação, o número do título, endereço atual e o motivo da ausência à votação.

Além disso, o eleitor também precisa apresentar uma cópia de documento que comprove sua identidade. Com dados incorretos, o requerimento será invalidado.

Quem não votou e nem justificou a ausência no segundo turno das eleições, que ocorreu em 31 de outubro, tem até o dia 30 de dezembro para apresentar justificativa ao juiz eleitoral.

Continua depois da publicidade

Prejuízo
Quem não apresentar a justificativa até esta quinta-feira deverá pagar multa de cerca de R$ 3,50. Com a situação não regularizada perante a Justiça Eleitoral, o eleitor fica impedido de obter passaporte ou carteira de identidade; receber vencimentos, se servidor público; inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública.

Caso o eleitor deixe de votar em três eleições seguidas, sem justificar ou pagar multa, ele terá sua inscrição cancelada.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.