Prazo para alistamento eleitoral ou transferência de título termina em maio

Pessoas com mais de 18 anos e quem mudou de cidade ou bairro deve realizar o alistamento e a transferência até o dia 7 de maio

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Termina no dia 07 de maio o prazo para o alistamento eleitoral e a transferência de títulos dos eleitores que mudaram de cidade ou bairro.

No caso do alistamento eleitoral, todos os brasileiros que têm mais de 18 anos de idade são obrigados a fazer. Já os analfabetos, maiores de 70 anos ou com idade entre 16 e 17 anos podem fazem o alistamento, mas não são obrigados.

Para aqueles que mudaram de residência, é necessário verificar se o novo endereço pertence a uma zona eleitoral diferente da qual vota, caso isso se confirme, a transferência do título deve ser feita até o dia 07 de maio.

Continua depois da publicidade

Para obter o título

Caso seja a primeira vez que a pessoa esteja solicitando o título, é necessário ira até o Cartório Eleitoral correspondente à rua onde reside, com o documento de identidade e comprovante de residência. Para os homens com mais de 18 anos, também é necessário apresentar o certificado de quitação do serviço militar.

Para quem vai transferir o título também é necessário levar o título eleitoral anterior e os comprovantes de que votou nas últimas eleições.

A pessoa que não votou e não justificou a ausência nas eleições anteriores deverá pagar uma multa de R$ 3,50 por turno não votado.

Portadores de deficiência

Os portadores de deficiência física que não estiverem inscritos em uma seção especial devem solicitar a transferência para uma delas. Essas seções não possuem escadas e facilitam o acesso das pessoas às urnas.

De acordo com o Tribunal Regional de São Paulo, todas as zonas eleitorais possuem seções especiais, que também atendem idosos com dificuldades de locomoção.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.