Posto Consular começa a atender brasileiros no Japão a partir desta quarta

O posto é o primeiro degrau de uma antiga luta para oficializar um terceiro consulado brasileiro no Japão

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O novo Posto Consular de Hamamatsu (Shizuoka) começa a funcionar nesta quarta-feira (25) e atenderá brasileiros que poderão encontrar lá informações e formulários para fazer o pedido de documentos expedidos pelo Consulado Geral de Nagoya, sem terem de se deslocar até a sede da instituição.

Organizado pela Associação Brasileiro de Hamamatsu (ABRAH), o posto é o primeiro degrau de uma antiga luta para oficializar um terceiro consulado brasileiro no Japão, além de Tóquio e Nagóia.

O Posto funcionará apenas duas vezes por mês. Nesta quarta, o atendimento acontece das 9h às 15h. Em agosto, haverá atendimento nos dias 8 e 22.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Objetivo

O objetivo desse projeto é que no futuro o posto funcione como o que existe em Minokamo (Gifu), que emite alguns documentos no próprio local e depois os envia para os cidadãos pelo correio.

Para o presidente da ABRAH, Etsuo Ishikawa, este primeiro atendimento deve ser precário, mas será bastante útil para que os moradores da região não precisem se deslocar até Nagoya. Posteriormente será realizada uma reunião para avaliar e corrigir eventuais falhas desta primeira edição.

Novo consulado

Ainda de acordo com Ishikawa, um terceiro consulado seria bastante útil para diminuir o número de brasileiros atendidos nos consulados já existentes.

Continua depois da publicidade

Atualmente, a jurisdição de Nagoya abrange cerca de 200 mil brasileiros, enquanto Tóquio atende 100 mil. Com o consulado em Hamamatsu, Nagóia passaria o atendimento de 80 mil pessoas para o novo local.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.