Possível ida de Lula a ministério de Dilma qualifica o governo, diz deputado petista

Na imprensa, especula-se sobre diversas versões, sendo as mais aventadas referentes à Casa Civil ou ao próprio Ministério da Justiça; ex-presidente, porém, negou que o convite tenha sido feito

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – Existe um elevado nível de pressão de alas petistas para que Lula aceite um suposto convite a integrar o ministério de Dilma, mas uma proporcional resistência do ex-presidente à ideia. Em conversa por telefone com o InfoMoney, o deputado Wadih Damous (PT-RJ) disse que, se a oferta se concretizasse, seria um passo importante para o enfrentamento da atual crise. O possível ingresso de Lula a um ministério, na avaliação do parlamentar, “qualificaria o governo”.

Quando questionado sobre o que poderia interessar o petista a assumir tal compromisso e se atrelar ainda mais à imagem da desgastada gestão Dilma, Damous desconversou, mas descartou a hipótese de ser uma ação em defesa contra o cerco da Operação Lava Jato. O deputado não soube responder qual teria sido o ministério oferecido a Lula durante o jantar com a presidente ontem.

Na imprensa, especula-se sobre diversas versões, sendo as mais aventadas referentes à Casa Civil ou ao próprio Ministério da Justiça — esta menos provável pelos potenciais ruídos adicionais gerados, uma vez que a pasta controla administrativamente a Polícia Federal. O cargo de ministro daria a Lula foro privilegiado, o que impediria o juiz Sergio Moro de analisar o caso.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Senadores que participaram do café da manhã com Lula na residência oficial do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disseram que ele negou ter sido convidado para um ministério de Dilma e que não aceitaria comandar uma pasta de sua sucessora. Segundo o peemedebista, “Lula fez questão de dizer que não teve convite, que não cogita, e que para ajudar o Brasil não precisa ter cargo de ministro, mas que quer ajudar, vir a Brasília e conversar com o Congresso”.

InfoMoney faz atualização EXTRAORDINÁRIA na Carteira Recomendada; confira

André Moraes diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.