Portos e Aeroportos: Saída da Gol do Chapter 11 sinaliza fortalecimento das aéreas

Gol prevê sair da recuperação judicial em junho após EUA aprovarem plano

Estadão Conteúdo

Avião da Gol no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (Camille Bocanegra/InfoMoney)
Avião da Gol no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (Camille Bocanegra/InfoMoney)

Publicidade

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) divulgou nota na noite desta terça-feira, 20, em que considera que a notícia da saída da Gol do processo de Chapter 11 nos Estados Unidos (equivalente à recuperação judicial no Brasil), é uma sinalização positiva sobre as aéreas brasileiras.

Conforme o MPor, o governo federal tem trabalhado pelo fortalecimento do setor, acompanhando as movimentações das companhias e fornecendo suporte institucional. “A notícia da saída mostra que o setor tem respondido a esses esforços, está comprometido com o País, com a construção de um ambiente competitivo e de desenvolvimento econômico.”

Saiba mais: Gol prevê sair da recuperação judicial em junho após EUA aprovarem plano; ação salta

Continua depois da publicidade

Conforme mostrou o Broadcast, a Justiça dos Estados Unidos aprovou o plano da Gol para deixar o Chapter 11, após audiência realizada nesta terça para avaliar o pedido da aérea brasileira.

Na nota oficial, o MPor diz que o governo brasileiro tem criado condições para que as empresas que atuam no setor possam se reestruturar, “enfrentar os desafios que se colocam e sair ainda mais fortes das adversidades, em benefício dos passageiros e para a geração de emprego e renda”.

Após receber o aval da Justiça dos EUA, a Gol afirmou na tarde de hoje estar “focada em concluir as etapas finais” do processo. O próximo passo é uma assembleia geral de acionistas para aprovar o aumento de capital previsto no plano, convocada para o próximo dia 30 deste mês.

“A companhia sairá do processo de Chapter 11 dos Estados Unidos com posição competitiva, balanço e desempenho operacional fortalecidos”, afirma a Gol.