Publicidade
O humorista Fábio Porchat publicou nesta terça-feira (23) um vídeo no qual ironiza a direita política após críticas à campanha de fim de ano da Havaianas protagonizada por Fernanda Torres. Segundo o Estado de S. Paulo, citando fontes do Itamaraty, o vídeo foi gravado na Embaixada do Brasil em Roma, onde o ator está hospedado.
O senador Rogério Marinho (PL-RN) criticou o uso da embaixada em Roma para “humor político” e anunciou que pedirá esclarecimentos ao Itamaraty, classificando a ação como “uso indevido do Estado”.
Leia mais: Entenda polêmica entre direita e Havaianas após comercial com Fernanda Torres
Continua depois da publicidade
Em nota oficial, o Itamaraty informou que Porchat é convidado pessoal do embaixador Renato Mosca de Souza para a celebração de Natal na residência diplomática. A pasta ressaltou que o vídeo foi gravado e publicado sem o conhecimento ou autorização do diplomata.
“O Embaixador do Brasil em Roma esclarece que Fábio Porchat é seu convidado pessoal para a celebração da noite de Natal. Durante sua estada na residência, o artista gravou e publicou vídeo sem seu conhecimento e autorização”, afirma a nota, divulgada inicialmente pela CNN Brasil.
Segundo o Itamaraty, a estada do humorista não gerou custos para o governo, pois as despesas foram custeadas pelo próprio embaixador.
A campanha da Havaianas que gerou a polêmica traz Fernanda Torres falando sobre começar o ano “com os dois pés”, em contraponto à expressão “pé direito”, o que foi interpretado por conservadores como uma provocação política.
O ator e o canal Porta dos Fundos, onde o vídeo foi publicado, não comentaram o caso.