Por que os grandes investidores parecem mais “tranquilos” com a conturbada eleição presidencial?

Confira o programa XP Connection desta quarta-feira (11)

Lara Rizério

Disputa eleitoral teve grande influência no indicador neste mês

Publicidade

SÃO PAULO – Se a política já costuma mexer com o mercado, a variável fica ainda mais importante de ser monitorada com a proximidade das eleições. Com base nisso, o XP Connection desta quarta-feira (11) destacou quais os cenários os investidores esperam para juros, câmbio, bolsa e reformas econômicas no caso de vitória de alguns candidatos, conforme sondagem da XP Investimentos feita com grandes nomes do mercado. 

Leia mais: Investidores trocam Ciro por Marina em segundo turno, mas mantêm Bolsonaro favorito, mostra sondagem XP

Vale destacar que  as projeções de uma disputa de segundo turno entre o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) e o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) deixaram de ser cenário base: agora, 32% acreditam que o deputado estará na segunda etapa da disputa presidencial com a ex-senadora Marina Silva (Rede). Veja a sondagem completa clicando aqui.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Uma das perguntas da sondagem é sobre quão preocupado com as eleições os investidores estariam se tivessem que comprar ativos brasileiros. A preocupação com o pleito diminuiu, apesar de seguir grande. Em junho, 51% se mostravam muito preocupados, ante 42% da pesquisa deste mês, enquanto os preocupados eram 35% no mês passado e passaram a ser 38%. Já o que estão “um pouco preocupados” foram de 12% para 18%.

Mas o que explica isso? Para Gustavo Cruz, da XP, cada vez mais os investidores têm ficado mais tranquilos principalmente porque as equipes econômicas dos candidatos, quaisquer que sejam eles, estão se colocando de forma mais firme quando questionados sobre reformas e disciplina fiscal. “A gente caminha para uma disputa eleitoral diferente da ocorrida em 2014, onde muitos problemas foram negados”, avalia ele.

Confira o programa clicando aqui:

Continua depois da publicidade

Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.