Popularidade do presidente Barack Obama cai em maio, diz pesquisa da NBC News

Segundo amostra, alta taxa de desemprego e aumento do déficit pautam recuo; aporte à GM foi errado para 55% dos cidadãos

Publicidade

SÃO PAULO – À luz da deterioração recente no mercado de trabalho dos EUA e do maior déficit público norte-americano, a popularidade do presidente Barack Obama caiu em maio, conforme pesquisa conjunta da NBC News e do The Wall Street Journal.

De acordo com a amostra, cerca de 56% dos norte-americanos avaliam o desempenho do ex-senador de Illinois com viés positivo, ante os 61% de abril. Do lado negativo, 34% expressaram desaprovação, aumento em relação aos 30% do mês anterior.

Desemprego e déficit preocupam

A pesquisa, realizada por telefone e com margem de erro de 3,1 pontos percentuais, revela também que 35% dos respondentes acreditam que o maior desafio do governo é enfrentar a taxa crescente de desemprego, cujo patamar subiu para 9,4% em maio.

Continua depois da publicidade

Já cerca de 24% dos entrevistados creem que o déficit público ascendente é o maior problema do Estado, à medida que projeções apontam para um déficit na casa de US$ 1,8 trilhão neste ano, proporção acima de 10% do PIB (Produto Interno Bruto).

Livre mercado

Por fim, outro dado interessante: 55% dos cidadãos norte-americanos enxergaram o papel protagonista de Washington no salvamento da General Motors como a “abordagem errada” do governo, dado que viola leis do mercado.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.