Política industrial: vozes do setor se dividem entre otimistas e cautelosas

Para presidente do Grupo Gerdau, no curto prazo, os resultados das medidas já poderão ser observados

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Com foco em micro e pequenas empresas, exportações e investimento em tecnologia e inovação em empresas industriais de todos os portes, a política industrial foi alvo de análises de entidades empresariais de todo o País. Alguns consideraram as medidas eficazes e positivas, mas pediram pressa na implementação, enquanto outros afirmaram que ainda precisam analisá-las de perto.

Intitulada “Política de Desenvolvimento Produtivo: Inovar e investir para Crescer”, a política industrial foi anunciada na segunda-feira (13) por membros do governo e pelo próprio presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Ela conta com quatro metas principais, para 25 setores da economia. A primeira delas é elevar o investimento direto na economia para 21% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2011. A segunda é estimular a inovação nas empresas industriais, elevando os investimentos privados em pesquisa e desenvolvimento para 0,65% do PIB em 2010.

Continua depois da publicidade

A terceira meta é ampliar a participação brasileira nas exportações mundiais para 1,5% do comércio mundial em 2010. Em 2007, a participação brasileira havia sido de 1,17%. O quarto objetivo é centrado em micro e pequenas empresas exportadoras brasileiras.

Opinião das entidades

Confira a repercussão das medidas anunciadas entre as principais representantes da indústria brasileira: