Política industrial: Governo quer elevar investimentos para 21% do PIB em 2010

Planalto pretende eliminar IOF e reduzir spread em operações do BNDES; empresas de TI contribuirão menos com INSS

Publicidade

SÃO PAULO – O Governo Federal anunciou nesta segunda-feira (12), em cerimônia na sede do BNDES, a nova política industrial do País para os próximos dois anos, envolvendo desoneração tributária e incentivos ao financiamento.

De acordo com nota divulgada antes do evento, foram estabelecidas quatro metas até 2010, a serem atingidas pelo plano batizado de “Política de Desenvolvimento Produtivo” e expostas abaixo.

Caminho a trilhar

Para tanto, o Governo adotará medidas como a eliminação da incidência do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) de 0,38% nas operações de crédito envolvendo BNDES, Finame e Finep, assim como a redução da taxa de intermediação financeira de 0,8% para 0,5%.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ademais, a equipe econômica do presidente Lula pretende reduzir o spread nas linhas de financiamento do BNDES de 1,4% para 1,1% ao ano, ao mesmo tempo em que espera elevar os desembolsos previstos para R$ 210,4 bilhões, no período entre 2008 e 2010.

Pós-moderno

Buscando aumentar a exportação de softwares no país, o Governo anuncia também a redução da contribuição patronal para o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) de 20% para 10% sobre a folha de pagamento, para empresas do ramo de Tecnologia de Informação.

Outro ponto de destaque no plano anunciado pelo Governo consiste na redução do prazo para apropriação dos créditos de PIS/Cofins gerados pela aquisição de máquinas e equipamentos.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.