Política de impostos do governo é desaprovada por 56% da população, diz Ibope

Por outro lado, 52% dos entrevistados aprovam medidas de combate à inflação; taxa de juros não é aprovada por 55%

Publicidade

SÃO PAULO – Pesquisa divulgada na tarde desta segunda-feira (29) pelo CNI-Ibope mostra que cerca de 56% dos brasileiros desaprovam a atuação do governo Lula no que diz respeito aos impostos.

Apesar da melhora em relação há três meses, quando 63% dos entrevistados não aprovavam a política no setor, os impostos seguem como a área mais criticada pela população. Em termos de aprovação, os números registrados foram 38%, agora, e 31%, em junho.

Em seguida está o quesito taxa de juros, com 55% de desaprovação. Em relação à última pesquisa, o índice recuou seis pontos percentuais, enquanto que a aprovação cresceu cinco pontos, atingindo 36%.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O combate à inflação, outro item avaliado pelo estudo, é o que apresenta as oscilações mais freqüentes, segundo o Ibope. Em junho, o percentual de desaprovação era maior do que o de aprovação, com 53% e 41%, respectivamente. Já em setembro, assim como ocorrido em março, a curva se inverteu e a aprovação (52%) voltou a superar a desaprovação (41%).

Outros elementos

Ao todo a pesquisa do Ibope analisou nove áreas de atuação o governo e todas apresentaram melhora na avaliação, em comparação com junho. O combate ao desemprego, por exemplo, obteve o maior percentual de aprovação, desde que essa questão foi incluída no estudo, atingindo 60%.

Ente os outros itens avaliados, o percentual de aprovação e desaprovação ficou da seguinte maneira: combate à fome e pobreza (67% e 30%), segurança pública (46% e 50%), meio ambiente (59% e 34%), saúde (54% e 44%) e educação (63% e 35%).

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.