Política de impostos do governo é desaprovada por 55% da população, diz Ibope

Segurança pública e saúde também são desaprovadas pela maoiria da população, com 59% e 57%, respectivamente

Publicidade

SÃO PAULO – Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (7) pela CNI-Ibope mostra que cerca de 55% dos brasileiros desaprovam a atuação do governo Lula no que diz respeito aos impostos.

Em relação há três meses, o índice de desaprovação da política no setor permaneceu estável. A aprovação apresentou leve queda, passando de 40% para 39% de setembro para novembro deste ano. Ainda assim, os impostos seguem como uma das áreas mais criticadas pela população.

Esse quesito perde em desaprovação para segurança pública, com 59%, e para a saúde, que apresenta uma taxa de desaprovação de 57%. Em relação à última pesquisa, o índice das duas áreas aumentou, já que estava em 56% e 54%, nesta ordem, enquanto a aprovação caiu de 44% para 41% em saúde e de 42% para 38% em segurança pública.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Direto no bolso

A percepção do brasileiro quanto ao combate à inflação, outro item avaliado pelo estudo, piorou.

Em setembro, o percentual de aprovação caiu de 55% para 54%, enquanto a desaprovação subiu de 39% para 40%.

Já em relação à taxa de juros, a aprovação era de 45% em setembro e passou para 46%. A desaprovação manteve-se estável, também com 46%.

Continua depois da publicidade

Outros elementos

No combate ao desemprego, a aprovação subiu de 55% para 57%, enquanto a desaprovação diminuiu de 42% para 40%.

Entre os outros itens avaliados, as políticas em relação ao meio ambiente tiveram queda de três pontos percentuais na aprovação, atingindo 58%, ao passo que a desaprovação subiu quatro pontos percentuais, para 37%. A aprovação das políticas de educação, por sua vez, caiu de 59% para 54%, sendo que a desaprovação aumentou de 39% para 43%.

O combate à fome e pobreza também teve uma piora na avaliação, com a aprovação passando de 68% para 60% entre setembro e novembro, e a desaprovação subindo de 30% para 37%.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.