Policiais legislativos presos teriam ajudado 2 senadores e 2 ex-congressistas a atrapalhar Lava Jato

Quatro policiais legislativos foram presos por suspeita de atrapalhar as investigações da Lava Jato

Lara Rizério

SÃO PAULO – A Polícia Federal cumpre nesta sexta-feira (21) diligências no Senado em nova operação, chamada Métis. Quatro policiais legislativos foram presos temporariamente por suspeita de atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato. Um dos presos é Pedro Ricardo Araújo Carvalho, chefe da polícia legislativa, que é homem de confiança do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). 

Ainda foram expedidos cinco mandados de busca e apreensão e quatro de afastamento de função pública e um mandado nas dependências do Senado. Os policias legislativos são servidores do Congresso, com atuação na segurança do prédio.

A suspeita é de que policiais legislativos faziam varreduras nas casas dos políticos para, por exemplo, identificar e eliminar escutas instaladas com autorização judicial.

A operação desta sexta tem como base a delação premiada de um policial legislativo. De acordo com este policial, um diretor da polícia legislativa determinava que os subordinados prestassem serviço de contrainteligência para senadores. Ele relatou à Procuradoria-Geral da República que o chefe da polícia do Senado realizou medidas de contrainteligência nos gabinetes e residências dos senadores Fernando Collor de Mello (PTC-AL), Edison Lobão (PMDB-MA) e do ex-senador José Sarney (PMDB-AP), que foi presidente do Senado, segundo informações do G1. Já o Estadão informa que os policiais legislativos presos fizeram varreduras com o objetivo de retirar escutas telefônicas de imóveis particulares e funcionais ligados a três senadores e um ex-congressista investigados na Operação Lava Jato, entre eles Edison Lobão (PMDB-MA) e Gleisi Hoffmann (PT-PR).

Já segundo a Folha, o aparelho da Polícia Legislativa para varreduras teria sido usado em seis imóveis ligados a dois senadores e dois ex-senadores: Collor, Lobão Filho (PMDB-MA), Gleisi e Sarney. Ainda não está claro se os senadores souberam, pediram ou autorizaram as varreduras, diz o jornal.

O MPF (Ministério Público Federal) aponta que não há mandados contra políticos. Nem foram realizadas buscas em gabinetes de parlamentares no Congresso. 

Tópicos relacionados

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.