Operação Sem Limites II

Polícia Federal deflagra 71ª fase da Lava Jato em operação que mira prejuízos na área de trading da Petrobras

Nova etapa foi batizada de Operação Sem Limites II

SÃO PAULO – A Polícia Federal cumpre nesta quinta-feira (18) 12 mandados de busca e apreensão e 2 ofícios para obtenção de dados nas cidades do Rio de Janeiro, Cabo Frio e Petrópolis, diz PF em comunicado, na 71ª fase da Lava Jato. As ordens foram expedidas pela 13ª Vara Federal da Justiça Federal em Curitiba.

A nova etapa foi batizada de Operação Sem Limites II e mira a área de trading — compra e venda de petróleo, óleos combustíveis e derivados — da Petrobras (PETR3;PETR4).

Também há ordens para bloquear cerca de R$ 17 milhões, correspondentes aos prejuízos identificados até o momento.

PUBLICIDADE

Os investigados responderão por corrupção ativa, corrupção passiva, organização criminosa, crimes financeiros e lavagem de dinheiro.

Segundo a PF, após análise de materiais apreendidos na 57ª Fase, Operação Sem Limites – deflagrada em dezembro de 2018 – , e do resultado de pedidos de cooperação jurídica internacional, ‘foram identificados novos indivíduos que auxiliavam e integravam a organização criminosa estruturada no sentido de lesar a Petrobras, especialmente em sua área de trading, dentre outros, junto a empresas estrangeiras e que são destinadas às atividades comerciais da estatal.

“As investigações puderam identificar vários doleiros que atuavam até 2018 no mercado paralelo de câmbio e auxiliavam na remessa de valores de propina que eram pagos pelos intermediários no exterior para agentes públicos corruptos no Brasil”, informou.

A PF identificou os titulares de contas no exterior em nome de empresas offshores, por meio das quais, profissionais do mercado paralelo de câmbio realizavam transferências bancárias internacionais para a realização de “dólar-cabo”.

“A suspeita é de que parte dos valores de propina tinham como objetivo o pagamento de intermediários políticos para a manutenção de certos empregados públicos em funções gerenciais estratégicas da Petrobras, como a de Gerência Executiva de Marketing e Comercialização, onde se realizavam as operações de trading”, destacou a PF em nota.

Receba o Barômetro do Poder e tenha acesso exclusivo às expectativas dos principais analistas de risco político do país
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.