Polícia Federal deflagra 71ª fase da Lava Jato em operação que mira prejuízos na área de trading da Petrobras

Nova etapa foi batizada de Operação Sem Limites II

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – A Polícia Federal cumpre nesta quinta-feira (18) 12 mandados de busca e apreensão e 2 ofícios para obtenção de dados nas cidades do Rio de Janeiro, Cabo Frio e Petrópolis, diz PF em comunicado, na 71ª fase da Lava Jato. As ordens foram expedidas pela 13ª Vara Federal da Justiça Federal em Curitiba.

A nova etapa foi batizada de Operação Sem Limites II e mira a área de trading — compra e venda de petróleo, óleos combustíveis e derivados — da Petrobras (PETR3;PETR4).

Também há ordens para bloquear cerca de R$ 17 milhões, correspondentes aos prejuízos identificados até o momento.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os investigados responderão por corrupção ativa, corrupção passiva, organização criminosa, crimes financeiros e lavagem de dinheiro.

Segundo a PF, após análise de materiais apreendidos na 57ª Fase, Operação Sem Limites – deflagrada em dezembro de 2018 – , e do resultado de pedidos de cooperação jurídica internacional, ‘foram identificados novos indivíduos que auxiliavam e integravam a organização criminosa estruturada no sentido de lesar a Petrobras, especialmente em sua área de trading, dentre outros, junto a empresas estrangeiras e que são destinadas às atividades comerciais da estatal.

“As investigações puderam identificar vários doleiros que atuavam até 2018 no mercado paralelo de câmbio e auxiliavam na remessa de valores de propina que eram pagos pelos intermediários no exterior para agentes públicos corruptos no Brasil”, informou.

Continua depois da publicidade

A PF identificou os titulares de contas no exterior em nome de empresas offshores, por meio das quais, profissionais do mercado paralelo de câmbio realizavam transferências bancárias internacionais para a realização de “dólar-cabo”.

“A suspeita é de que parte dos valores de propina tinham como objetivo o pagamento de intermediários políticos para a manutenção de certos empregados públicos em funções gerenciais estratégicas da Petrobras, como a de Gerência Executiva de Marketing e Comercialização, onde se realizavam as operações de trading”, destacou a PF em nota.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.