Polícia Federal abre inquérito sobre compra de térmicas pela Petrobras durante governo FHC

O inquérito parte da delação do ex-diretor da área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A Operação Lava Jato abriu inquérito para investigar um suposto esquema de corrupção na compra de termoelétricas pela Petrobras (PETR3;PETR4), no período de 1999 a 2001, durante o governo Fernando Henrique Cardoso, informa o jornal O Estado de S. Paulo. A Polícia Federal abriu inquérito para apurar a aquisição envolvendo as empresas Alstom/GE e NRG.

O inquérito parte da delação do ex-diretor da área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró, que, na década de 1990, era gerente de energia do Departamento Industrial da estatal petrolífera. Segundo Cerveró, em 1997, ‘se vislumbrou a possibilidade de uma crise energética no Brasil’ e a Petrobras começou a negociar o desenvolvimento de térmicas. 

Cerveró destacou que a primeira empresa a fornecer turbinas para a estatal para construção e exploração de termoelétricas foi a ABB, em 1999, posteriormente adquirida pela Alstom, depois adquirida pela GE. “Nessa primeira aquisição de turbinas já houve o pagamento de propina; que a propina foi negociada com o representante da ABB no Rio de Janeiro”. 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

FHC informou, por sua assessoria de imprenda, que “não tem informações sobre este inquérito, mas sempre é favorável que denúncias sejam apuradas.” Já a GE disse que não foi notificada sobre o inquérito e que não comentará. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.