“PMDB foi o vitorioso dessas eleições e continua sendo o maior partido”, diz Renan Calheiros

O peemedebista também defende que está na hora de o parlamento discutir com maior profundidade uma reforma política

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – Os dois grandes recados das últimas eleições foram uma nova vitória do PMDB e um anseio crescente da população por reforma política. Essa é a constatação que chega o presidente do Senado, Renan Calheiros (AL). Para ele, apesar ter crescido menos e perdido no número total de votos para o PSDB, seu partido segue como o que mais elege prefeitos no país.

“O PMDB cresceu com relação às eleições de 2012, foi o partido que elegeu mais prefeitos”, afirmou nesta terça-feira (4), como conta nota do Valor Econômico. “O PMDB foi o vitorioso dessas eleições e continua a ser o maior partido, em meio a essa complexa pulverização partidária que existe hoje no Brasil”.

O elevado número de abstenções, votos brancos e nulos, além do êxito de diversas candidaturas de nomes que se autodefiniram como “outsiders da política” revela uma necessidade de reforma política para reconectar eleitos e eleitores. “Nós precisamos, mais do que nunca, reformar a política. Se a política não se reinventar, ela vai perder prestígio a cada eleição. Chegou a hora de fazermos uma profunda reforma política”, afirmou o peemedebista.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.